Translate

quinta-feira, 8 de março de 2018

Ladrões de Bicicletas


É melhor esperar?

Posted: 07 Mar 2018 05:08 AM PST

Na Itália, o Movimento 5 Estrelas (M5E) assume a sua fidelidade ao euro e propõe-se liderar um governo que executará as reformas pretendidas por Bruxelas, em coligação com o PD, os sociais-liberais derrotados. É o que se pode deduzir do artigo publicado no Guardian por um académico, candidato do M5E nestas eleições.

Assim, parece que a Itália vai continuar dentro do colete de forças do euro, sob tutela alemã. Antevê-se uma nova etapa de agonia da sociedade italiana e, por isso mesmo, o aumento dos desiludidos que levarão a Liga ao poder. Não há uma esquerda soberanista, em sintonia com os anseios do povo humilde, em condições de oferecer uma saída do euro, e uma solução para o problema da imigração, pela esquerda.

Ao mesmo tempo, na Alemanha os sociais democratas repetem o erro de dar o braço a Merkel, o caminho mais favorável à ascensão do partido da extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) que no ano passado entrou no parlamento pela primeira vez com 12,6% dos votos. Uma sondagem de Fevereiro dá-lhe 16%, acima do SPD, tornando a AfD o segundo partido.

Desde há anos que estamos a assistir ao haraquiri da social democracia. Em Portugal, o xadrez partidário vai mesmo passar ao lado disto tudo? Não acham que era melhor começarmos a pensar na refundação da esquerda não-comunista? Eu sei, não há condições. É melhor esperar, talvez quando a nova etapa da crise bater à porta.

Sem comentários:

Enviar um comentário