29 Março, 2018
Sérgio Alexandre
Jornalista
Bem-vindo
Governo assegura que o dispositivo aéreo de combate a incêndios estará pronto a tempo. Relatório de Segurança Interna alerta para o reforço da atividade da extrema-direita em Portugal. Neurotoxina que envenenou os Skripal estava na porta de casa. Ponte Vasco da Gama faz 20 anos.
Governo garante meios aéreos
Nesta altura, estarão assegurados 22 dos 50 meios aéreos considerados necessários para um eficaz combate aos incêndios de verão. O segundo concurso aberto para receção de propostas voltou a falhar, porque as empresas concorrentes apresentaram, uma vez mais, valores superiores ao que o Estado está disposto a pagar. A isto junta-se o caso da suspensão dos trabalhos de manutenção de três helicópteros Kamov, porque as instalações do aeródromo de Ponte de Sor foram seladas pela Proteção Civil, sob a alegação de que estava a ser movimentado equipamento sem autorização. Apesar de tudo isto, o Governo afirma que os meios aéreos necessários estarão disponíveis a tempo.
Extrema-direita em ascensão
O Relatório Anual de Segurança Interna alerta para o reforço da atividade dos movimentos de extrema-direita no país. As secretas avisam que a movimentação dos radicais portugueses está a seguir a tendência europeia e tem como trunfo a disseminação de propaganda por intermédio da internet. Por outro lado, o documento revela que, em 2017, a criminalidade em termos gerais aumentou três por cento, mas a violenta desceu para os níveis mais baixos de sempre.
Sindicato acusa Ryanair de esvaziar greve ilegalmente
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil situa nos 90 por cento a participação na greve do pessoal de cabine da Ryanair, mas a empresa refere apenas “ligeiras perturbações” no fluxo normal das operações. Isto porque a companhia aérea encontrou uma maneira de tornear o protesto, o que leva o sindicato a acusá-la de cometer uma ilegalidade, ao recorrer a tripulantes de outros países para preencher as lacunas deixadas pelos grevistas.
Novidades no caso Skripal
A polícia britânica informa que a neurotoxina usada para envenenar o ex-espião Sergei Skripal e a filha foi colocada na porta da casa onde ambos viviam, em Salisbury, a cerca de 150 km de Londres. Ao tocarem na porta, foram contaminados, no que foi o ponto de partida para uma crise diplomática internacional com a Rússia, acusada de estar por detrás do envenenamento. Os Skripal estão internados, em estado crítico, e sofreram lesões neurológicas irreversíveis.
Coreias reúnem-se para falar de desnuclearização
O anúncio foi feito após uma reunião entre representantes da Coreia do Norte e do Sul, na zona-tampão situada na fronteira entre os dois países. Kim Jong-un e Moo Jae-in vão reunir-se a 27 de abril, para discutir a desnuclearização da península. Será a terceira cimeira entre líderes coreanos nos últimos 60 anos e precede o igualmente histórico encontro entre os presidentes norte-coreano e norte-americano, marcado para maio.
Incêndio mata 70 em prisão venezuelana
O incêndio ocorrido ontem numa prisão venezuelana começou por ser minimizado pelas autoridades, que falavam em cinco mortos. No entanto, depois de denúncias feitas por uma organização de defesa dos Direitos Humanos, foram obrigadas a reconhecer a existência de 70 vítimas mortais. Segundo informações divulgadas pela Agência France Press, a causa da tragédia terá sido um incêndio provocado pelos presos, que pegaram fogo aos colchões nas celas. A maioria das vítimas, segundo relatos, morreu por asfixia.
20 anos de Ponte Vasco da Gama
Em ano de Expo-98, a 29 de março, era inaugurada a belíssima nova travessia do Rio Tejo. Foi já há 20 anos, portanto. A Antena1 marca a efeméride com uma reportagem da Marta Pacheco.
Operação Páscoa está na estrada
Com a aproximação das festividades da Páscoa, e do aumento da circulação rodoviária que lhe está associada, a Brigada de Trânsito da GNR começou esta madrugada a operação especial de fiscalização, que dura até segunda-feira. Lembre-se disso, como incentivo extra para conduzir em segurança.
Sem comentários:
Enviar um comentário