Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Tal como se esperava, sol de pouca dura

20/11/2018 by j. manuel cordeiro

Donald Trump e Kim Jong-Un quando se reuniam em Singapura

Em Junho passado, por altura da cimeira Trump-Kim, chamava-se à atenção aqui para um simples facto.  Os tratados de paz da Coreia do Norte têm parecido uma peneira para tapar o sol. Parece que, novamente, tal está a acontecer, com a particularidade de a reviravolta ter sido ainda mais rápida do que anteriormente.

Claro que o inevitável Trump logo veio atirar com a gasta adjectivação das fake news. Alguma vez o grande negociador poderia ter alcançado uma não vitória perante o problema que ele próprio tinha criado? Nunca! No entanto, até a sua estação oficial, a Fox News, fez notícia sobre o caso. E, haja ou não novos mísseis, a atitude do líder norte-coreano, ao fazer saber desta suposta nova arma, não é, propriamente, de desmilitarização.

O correspondente do Aventar na Coreia do Norte terá registado o seguinte depoimento do Kim: “Agradeço ao senhor pato Donald, perdão, presidente Donald Trump, o favor que me fez colocando-me ao nível dos grandes líderes mundiais, mas agora tenho ali uns foguetes para experimentar.”

Sem comentários:

Enviar um comentário